Make your own free website on Tripod.com

T & D® - MEDICINA


CÂNCER CERVICAL

O câncer cervical, que pode ser detectado em estágio inicial através de exames de papa-nicolau em 90% dos casos, afeta mulheres de 35 a 55 anos. Só nos Estados Unidos, cerca de 5 mil vítimas da doença morrem todos os anos.

Boston Na principal descoberta relacionada ao tratamento do câncer cervical desde a década de 50, pesquisadores norte-americanos conseguiram provar que a combinação de quimioterapia e radiação pode cortar pela metade o número de mortes causadas pela doença.

Em cinco estudos, conduzidos separadamente, os resultados foram tão convincentes que o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos tomou a rara iniciativa de enviar cartas a milhares de médicos e especialistas apelando para que adotem o novo tratamento imediatamente.

De acordo com os médicos que participaram dos estudos, o uso simultâneo de quimioterapia e radiação pode reduzir entre 30% e 50% a ocorrência de morte por câncer cervical.

story_cervical_cancer.jpg (7909 bytes)

Centenas de mulheres diagnosticadas com câncer cervical em fase de alastramento para a região pélvica participaram dos estudos, em que o índice de sobrevida das vítimas tratadas apenas com radiação foi comparado ao das pacientes submetidas à combinação de radiação e quimioterapia.

As combinações envolvendo a droga cisplatina parecem ser as mais eficientes.

Os especialistas admitiram contudo que o novo tratamento pode causar efeitos colaterais ainda mais severos do que o processo tradicional, no qual o paciente é submetido a apenas um dos tratamentos de cada vez.

Em geral, a radiação garante sobrevida de cerca de cinco anos a 50% das mulheres tratadas.

Segundo o médico oncologista Mitchell Morris, da Universidade do Texas e do Anderson Cancer Institute, em Houston."Não precisamos fazer mais estudos", afirmou "Sabemos que esse é o caminho a seguir."

De acordo com especialistas, estudos similares feitos com vítimas de câncer do pulmão e cérebro não mostraram resultados tão definitivos quanto os obtidos no caso de câncer cervical. Associated Press

 


GANHADOR DO SOFTWARE:

DR. WILLER S. NETTO

CARDIOLOGISTA

NO PRÓXIMO NÚMERO

CÂNCER - PARTE II

NÃO PERCA!